17.3.09

Cesariana humanizada



Casal procura médico que faça uma cesariana humanizada em Portugal ou com abertura para o fazer...
Alguém conhece? Por favor entrar em contacto.

E para quem não sabe o que é uma cesariana humanizada:

Na sala de cirurgia, apenas um foco de luz sobre a barriga da mulher, o mínimo de barulho e a presença especial do pai para trazer segurança e tranquilidade à mãe. Esses são os requisitos básicos para uma cesariana humanizada. A mulher recebe uma anestesia epidural e assiste acordada a tudo que se passa.

O bebe é retirado calmamente e de modo a simular as condições de um parto normal, com seu pulmão sendo comprimido de forma semelhante à que ocorre no canal vaginal para ajudar a eliminar o líquido amniótico com movimentos suaves e sem violência.
Nada de suspendê-lo pelas pernas, nem de aplicar-lhe as tradicionais palmadinhas. Tudo que ele precisa agora é de aconchego. Da barriga direto para os braços da mãe, ele receberá todo o carinho de que necessita agora.

Com o cordão umbilical ainda pulsando o bebe vai para os braços da mãe para que todos os nutrientes passem totalmente para o bebé e que o elo fisico de ligação à mãe seja por si mesmo terminado naturalmente.

A amamentação pode se iniciar aí, se mãe e filho estiverem dispostos. Com muita suavidade e silêncio para não perturbar aqueles dois seres que esperaram tanto tempo para se conhecer .
Alguns minutos depois, mais calmo e seguro, o bebe é então entregue ao medico para os exames de praxe. Espera-se a saída da placenta e o corte começa a ser suturado. Tudo terminado, resta uma certeza: a mãe não está com a incômoda sensação de ter passado por tudo como uma mera espectadora. Ela não só viu seu bebe nascer, como também lhe deu as boas-vindas com um primeiro abraço na chegada ao seu novo mundo.

O médico obstetra Jorge Kuhn, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que pequenos gestos, como enxugar a criança com suavidade e retirá-la aos poucos do útero podem tornar o parto menos traumático. "Na cesariana, o bebe passa do ambiente intra-uterino para o externo de forma muito brusca. Prefiro fazer o procedimento mais lentamente. Não é igual a um parto normal, que é o ideal, mas é possível simular as condições."">

Para ti Pai

16.3.09

Sabe tão bem...



...sair da rotina, estar no meio do verde, ouvir a agua a correr, deixar o corpo relaxar, rir, sentir o coração a sorrir!!!
...ser feliz!!!